Motricidade Orofacial
Saiba tudo sobre!
A Motricidade Orofacial á a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as Funções Orofaciais a elas relacionadas, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição, mímica ou expressão facial e fala.
As alterações nos músculos da face e nas funções orofaciais podem ter origem músculo-esquelética, traumática ou neurológica. Diversas assimetrias ósseas e dentárias acarretam prejuízo da musculatura envolvida e a terapia fonoaudiológica pode trazer benefícios.
Exemplo: uma criança com mordida aberta anterior pode projetar a língua para frente para falar e para engolir e influenciar o posicionamento dos dentes.
Alguns casos que podem se beneficiar de terapia fonoaudiológica são:
- Alterações articulatóris, como distorções;
- Alterações de fala, como ceceio;
- Alteração de mastigação;
- Apnéia do Sono e Ronco;
- Bruxismo/apertamento dentários;
- Cirurgia Ortognática;
- Deglutição atípica ou adaptada;
- Dificuldade de sucção/amamentação;
- DTM e/ou dor orofacial;
- Estética Facial (redução de rugas de expressão;
- Interposição de língua na fala e deglutição;
- Mordida aberta;
- Paralisia facial;
- Respiração oral;
- Traumas de face;
- Sequelas de queimadura em face e pescoço;
- Entre outros.
Pacientes que sofreram traumas de face, que têm Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM) ou que passaram por cirurgias na face como a cirurgia ortognática podem apresentar limitações na abertura da boca, além de desvios mandibulares que podem atrapalhar o falar, mastigar e deglutir. A fonoterapia visa restabelecer a mobilidade da mandíbula e das estruturas relaciondas, além de retirar compensações e hábitos prejudiciais.
A paralisia facial causa redução dos movimentos da mímica facial. O fonoaudiólogo atua na reabilitação da paralisia facial, seja ela recente ou antiga, mudando a atuação e objetivos a depender do estágio e da causa. O tratamento precoce é muito importante para evitar a instalação de sequelas e compensações.
Na Saúde Porã temos fonoaudiólogas capacitadas para avaliar e tratar cada um desses casos e a atuação será em conjunto com os outros profissionais envolvidos – ortodontistas, otorrinolaringologistas, cirurgiões bucomaxilofaciais, cirurgiões plásticos, etc. Agende sua consulta!